Subníveis da Eletrosfera

Como já é de nosso conhecimento, um átomo possui 3 partículas principais, prótons e nêutrons, localizados no núcleo e que constituem a massa do átomo, e o elétron, localizado na eletrosfera, responsável pelas ligações químicas. Se fossemos montar um átomo, encaixaríamos os prótons e os nêutrons no núcleo somente, mas os elétrons possuem uma espécie de "formação", ou seja, cada átomo possui diferentes números de camada e de elétrons que vão ser colocados em cada uma destas camadas, sendo que cada camada, tem um número específico de subníveis.

Para representar as camadas utilizamos o modelo de Bohr, físico responsável pela sugestão dos elétrons estarem divididos em níveis :


As camadas são divididas em K-L-M-N-O-P-Q sendo K a primeira camada e Q a última, onde as letras podem ser substituídas por números, sendo K a camada número 1 e Q a camada número 7.

Mas não acaba papa por aqui, é de conhecimento também que em cada camada existem subníveis de energia, ou seja, cada camada possui "subcamadas" sendo elas representadas por  s, p, d e f, sendo que cada um desses subníveis comporta um número máximo de elétrons, desta maneira:

Subnível s: 2 e-
Subnível p: 6 e-
Subnível d: 10 e-
Subnível f: 14 e-

Lembre-se que, quanto mais camas, mais subníveis um átomo vai possuir. Existe uma representação para especificar a camada em que o elétron é distribuído, veja:


Exite também um modelo muito útil para definir a ordem em que os elétron são distribuídos, conhecido como diagrama de Pauling, a ordem está na direção em que o vetor diagonal desce, de cima para baixo.


Ou seja, um átomo com 7 e- por exemplo, terá a seguinte distribuição eletrônica:
1s², 2s², 2p³

No próximo post iremos trabalhar melhor o conceito de subnível, com exercícios e distribuição eletrônica em íons

Qualquer consideração final, dúvida ou sugestão:
quimicalivre@live.com

Isótopos, Isótonos e Isóbaros

Relembrando:
• A = Z + N
• Cátions e Ânions possuem massa inalterada em relação ao átomo que lhe deu origem

Existem casos onde átomos de um mesmo elemento ou elementos diferentes apresentam características semelhantes, tais átomos são chamados de isótopos, isóbaros ou isótonos, (Iso = Igual, Mesmo) a semelhança vem de seu número de partículas ou massa.

Isótopos são átomos com o mesmo número atômico ou mesmo número de prótons:


Isótonos são átomos com número de nêutrons iguais:



Isóbaros são átomos com o mesmo número de massa (A):


Também podemos afirmar que um átomo é isoeletrônico de outro, quando ambos possuem o mesmo número de elétrons.

Para se lembrar dos nomes, tente pensar da seguinte forma:
• Ao ler isótoPos, lembre-se do P, de próton.
• Ao ler isótoNos, lembre-se do N, de nêutron.
• Ao ler isóbAro, lembre-se do A, de massa.

Exercício Resolvido

1. Dados os elementos X, Y e Z:
• X e Z são isótopos
• Y e Z são isóbaros
• Z tem massa 32
• Z possui 16 elétrons
• X tem 2 Nêutrons a mais que Z
• X e Y são isótonos
Dê os números de massa, prótons e nêutrons de cada elemento.

Introdução à Química II - Íons e Cálculo de massa

Retomando o post de ontem:
• Número de massa: A = Z + N
• Prótons e Nêutrons possuem 1u de massa, já o elétron possui massa desprezível
• A carga do próton é positiva (+)
• A carga do nêutron é negativa (-)
• Nêutrons possuem carga nula ou neutra

Quando falamos em átomos comuns, estamos falando de átomos neutros, ou seja, possuem o número de elétrons igual ao número de prótons, porém, átomos podem trocar elétrons (e apenas elétrons podem ser trocados, seja doando ou recebendo), quando finalizada a troca, tais átomos recebem o nome de íons que tem sua carga ou positiva ou negativa, nunca nula.

Caso o íon seja positivo, ou seja, doou um de seus elétrons, tendo um próton a mais que o número elétron, ele é chamado de cátion.


Caso o íon seja negativo, ou seja, recebeu um elétron, tendo um próton a menos que o numero de elétrons, ele é chamado de ânion.



A representação de tais átomos, podem ser escritas da seguinte forma:


No caso dos íons, a massa continua inalterada comparando-a com o átomo que a originou, sempre lembrando que apenas os elétrons se deslocam, entrando ou saindo da eletrosfera.

Exercícios Resolvidos: 
1. Caucule o número de nêutrons dos seguintes átomos

2. Qual o número de e- (o elétron pode ser representado desta maneira) nos seguintes átomos?

Considerações finais:
• A partícula elétron pode ser representada por e-
• Não se esqueça: ao receber elétrons um átomo fica mais negativo, devido a carga negativa da partícula e-, e ao doar elétrons o átomo fica mais positivo, pois está perdendo cargas negativas, deixando o próton que possui carga positiva em maior número.

Finalizo o post por hoje que será retomado no próximo.
Contato: quimicalivre@live.com

Introdução à Química

Como esta será a "primeira" postagem oficial, farei apenas algumas referências a estrutura atômica e um pouco sobre a história dos átomos;

Por volta de 400 a.C. surge um dúvida pela Grécia numa escola de filosofia, "Do que é constituída a matéria?"
Os filósofos Demócrito e Leucipo sugeriam que ao dividir uma matéria até seu ponto máximo, iria se encontrar uma partícula indivisível, a qual recebeu o nome de átomo. (A=Não Tomo=Divisão) Ou seja, não divisível. Mas com avanços tecnológicos em meados do séculos XIX já foi descoberto que o átomo não é indivisível, possuímos 3 partículas que constituem um átomo:

Próton, localizado no núcleo do átomo, o qual possui carga positiva e 1u (1 de massa atômica)
Nêutron, localizado no núcleo do átomo, junto dos prótons, possui carga nula e 1u
Elétron, localizado na eletrosfera do átomo, possui carga negativa e massa atômica desprezível.


Praticamente o núcleo que constitui a massa do átomo, porém, é muito "menor" que a eletrosfera, dependendo do átomo, a eletrosfera chega de 10 mil a 100 mil vezes maior que o núcleo.

Então um átomo possui um número específico de prótons, nêutrons e de elétrons, além de um número de massa; para representar o número de prótons utilizamos a letra Z, que também recebe o nome de número atômico, para representar o número de massa, usamos a letra A, o número de massa é calculado na soma de prótons + nêutrons, uma vez que elétrons possuem massa desprezível (porém não nula!) ou seja A = Z + N(Nêutrons). 

Seguimos uma representação específica para um átomo, onde se apresenta o número atômico e o número de massa, ou seja, para se descobrir o número de nêutrons, basta subtrair o número atômico do número de massa: N = A - Z.

Exemplo de representação:


Pode-se variar a localização do número de massa, estando do lado direito do símbolo, e não do esquerdo.
Por hoje, já encerro o post, retomando no próximo.
Contato: quimicalivre@live.com

Apresentação

Trago aqui no meu espaço pessoal, um conhecimento passado de estudante de estudante, não sou professor, nem mesmo curso uma universidade, ainda, porém tenho absoluto conforto quando digo a respeito da química, a ponto de criar este espaço para dividir meu conhecimento de ensino médio. No momento, não divulgarei o blog nem mesmo para meus amigos ou familiares, pretendo apenas ir postando o que vier a calhar e ver o que acontece. Falando mais especificadamente sobre o que será postado: Química geral, orgânica e inorgânica, futuramente talvez química analítica, além de curiosidades e até mesmo acontecimentos da minha vida pessoal, mantendo tudo isso em um espaço organizado.

Qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou proposta deve ser encaminhada para o seguinte endereço de email:
quimicalivre@live.com