Subníveis da eletrosfera II


[OFF TOPIC]
Olá, este aqui vai ser meu primeiro post depois de longos 5 (cinco?) anos que se passaram a "abandonei" esse projeto quase natimorto. Na época eu era um entusiasta pela material e hoje, estudo química na universidade de São Paulo (olha só, não é que foi pra frente?!) e trabalho na indústria química como técnico de qualidade, fico muito contente de como as coisas tomaram esse rumo na minha vida, e que isso só mostra como a minha paixão pela ciêncie era intrínseca e verdadeira.

[SUBNÍVEIS DA ELETROSFERA II]

Bem, conforme prometido pelo post anterior e meu eu do apssado de muitos anos atrás, irei comentar sobre a distribuição electronica em íons e um pouco sobre as formas de anotação que vocês podem encontrar por aí. Basicamente a distribuição electronica em um íon é bem simples se vôcê pensar no 'saldo' de elétrons dele: um cátion +2 perdeu 2 elétrons, então faça a distribuição electronica do átomo como se fosse neutron, e então, você TIRA dois elétrons da CAMADA DE VALÊNCIA desse átomo. Para o anion é mais tranquilo ainda, você pode simplesmente adicionar elétrons, ou seja, um anion -3 você coloca 3 elétrons a mais do que o saldo normal de um átomo neutron daquele elemento, e dessa vez é só seguir a regra que postei anteriormente na ordem de distribuição electronica de Pauling. Não te segredos.

Exemplos:

 
 
Não lembro se cheguei a explicar pra vocês, mas fiz uma marcação importante em vermelho, a última camada de um átomo é o maior número que vem antes da letra, chamamos de CAMADA DE VALÊNCIA, já a ultima subcamada é a maior letra, na ordem crescenste da sequencia: s, p, d, f.
 
Esses elétrons estão mais afastados do núcleo e possuem uma maior facilidade de interação com outras partículas.
 
[ANOTAÇÃO]
Existem outras formas de fazer a anotação da distribuição, a mais popular é usar a configuração electronica de um gás nobre para "resumir" uma parte, representada pelo símbolo do elemento entre colchetes, evitando uma cadeia longa de letras e números:
 
Distribuição do He: 2 elétrons, portanto: 1s²
Distribuição do Li: 3 elétrons, portanto 1s², 2s¹ ou de forma compacta [He]2s¹
Distribuição do Ne: 10 elétrons, portanto: 1s², 2s², 2p6
Distribuição do Al: 13 elétrons, portanto: [Ne]3s², 3p¹ na forma compacta.
 
Bem simples, não?
Nessa forma "resumida" podemos ver o que realmente importa, a última camada e subcamada do átomo.
 
Para o próximo post, vamos estudar a tabela periódica, as chamadas propriedades periódicas de um elemento, é um tema essencial para estudar para vestibulinhos e vestibulares.
 
Até!
 
 

A grande retomada?

Pois é, se passaram alguns anos (cinco) que iniciei esse projeto de duração de um final de semana, e me assustei com o número de visualizações que obteve.

Isso só me faz pensar o quão necessário é um meio virtual para o aprendizado de química decente.
É uma pena que não se desenvolveu o suficiente para chegar em assuntos mais notáveis e mais úteis aos estudantes.

Na época em que criei o blog eu era apenas um aluno entusiamado com o ensino de química (e ainda sou) só que agora estou no nível universitário e deveras ocupado.

Hoje em dia sei que existem meios como o MeSalva voltados para o ensino no nível médio, mas sinceramente ainda não acho o suficiente.

Pretendo sim recomeçar esse blog, esse projeto, mas dessa vez com a base de conhecimento CERTA pra isso, como um instructor de verdade (não que eu tenha colocado algo aqui que foge da verdade no passado), com entusiasmo duradouro e com estrutura. Me aguardem.